quinta-feira, 19 de julho de 2012

Apresentação!

Bom dia a todos.
Meu nome é Gisele (XL), sou professora de química de alguns colégios da região de Rio Preto-SP.
Criei esse blog com a intenção de ajudar nos estudos dos meus alunos, e dos amigos dos meus alunos e a de quem mais que seja.
Gosto muito de usar a internet, e gostaria de ter tempo suficiente para criar e divulgar o  maior número possível de vídeos e postagens, mas faço conforme tenho disponibilidade.
Espero ajudá-los nos seus estudos. E faço aqui algumas observações:

- o aprender acontece dentro de vc aluno, não importa o quão grandioso seja o conhecimento do seu professor. Não estou dizendo que o professor não precisa saber, mas pelo contrário, o professor precisa saber o suficiente para conseguir falar/explicar/dialogar/mediar de diferentes maneiras, até que o aluno consiga inserir dentro de si determinado conhecimento.
- o aprender química exige repetição. Isso significa que vc precisa fazer exercícios (com exatas é sempre assim). O quanto de exercício varia de pessoa para pessoa, mas observe que muitos exercícios explicam pontos importantes de alguns conteúdos.
- não procure compensação financeira em cada coisa que tenha que estudar. Se vc é do tipo que fica toda hora pensando: "Por que tenho que aprender isso?" ou "O que isso muda em minha vida" eu realmente tenho vontade de responder algo que eu lembro de um conhecido que uma vez disse: "Pra vc que vai cortar cana, nada realmente". Mas eu não quero desmerecer o profissional que corta a cana. Gostaria que tirasse esse pensamento, ele vai te atrapalhar, ele vai travar sua mente, e vc vai limitar o poder de aprendizado que vc poderia ter. Seu cérebro vai ficar preguiçoso e vc não vai conseguir aprender o que não quer aprender.
- tenha uma vida normal, e por isso estude. Quando vc vai a qualquer lugar que lhe perguntam sua profissão o que vc responde? Estudante aposto! No Brasil, a maioria dos trabalhadores, trabalham 8 horas por dia, na escola vc fica 5 ou 6 horas em aulas.... o resto deveria ser....... estudando, é claro.

Acho que por agora é só! Boa sorte a todos!

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Xl, ficou muito bom!!
    - Calister

    ResponderExcluir
  2. eeeeeeeeeeeeeee, obrigada Calister, e obrigada tb por ajudar a liberar comentários!
    =)

    ResponderExcluir
  3. ola XL iniciativa muito interessante gosto de quimica pratica sabe mas as vezes e precisso de um pouco de teoria sempre toh dando uma "quimicada" aki em casa gostaria de dar uma sugestao podia dizer ae como se faz pra saber o resultado de uma eletrolise ( to a dias procurando algo sobre isso mais nao achodeve ser dificil) se puder enviar pro meu email tbm. adriano.zed@@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Para saber o resultado da eletrólise tem que saber quais as substâncias sofrerão a eletrólise.
    Ex:
    1) Eletrólise ígnea do NaCl, tem como resultado sódio metálico ( Na) e cloro gasoso (Cl2).
    2) Eletrólise aquosa do NaCl, tem como resultado hidrogênio gasoso (H2), cloro gasoso (Cl2) e soda caustica (NaOH).

    Isso só porque usamos um sal comum e água, agora, eletrólise aquosa de um composto com metal com maior tendência de descarga, não produzirá hidrogênio gasoso.

    De qualquer forma, apenas uma resposta aqui não vai deixar tudo claro, mas quero já adiantar, não existe um resulto fixo, SEMPRE depende da substância envolvida. Vou mandar no seu email indicado uma apresentação simplesinha...

    Tenho como meta começar a fazer vídeos de resoluções de vestibulares, vou tentar encontrar algo de eletrólise. Quando começar lhe aviso.

    ResponderExcluir